quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

  Ontem anoite, já me preparava para dormir, quando recebi um e-mail do amigo João Amâncio, parceiro do CEAMIG e dono do blog http://mesosfera.blogspot.com/, alertando que havia conseguido observar o cometa Lemmon C/2012 F6.

  Olhei pela janela, e milagrosamente, o céu que até então estava nublado se abriu. Não resisti.

  Consegui observar o cometa, que se encontrava próximo a estrela Beta na constelação da Mosca. Era um pontinho tênue com uma pequena nebulosidade em volta. De acordo com o cálculo de João Amâncio, sua magnitude aparente estava em +7.3. A lua também atrapalhou um pouco, e sua posição baixa e próxima ao horizonte também não eram favoráveis.

Abaixo o registro que consegui. Usando um telescópio Orion Astroview 6 - 150mm - F/5 + Câmera Canon EOS T3i
38 frames de 10 segundos em ISO 1600/3200/6400 + 20 Dark Frames



Abraços!

6 comentários:

  1. Ola Victor. Parabéns pela bela foto. Gostaria de saber se posso compartilha-la. Tenho tb um blog de astronomia o astronomiapratica.blogspot.com.br e colocarei algumas diretrizes para a observação do Lemmon. Achei interessante divulgar o seu resultado.

    Sds,
    Ademir Xavier
    astronomiapratica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ademir!

      Claro que pode compartilhá-la.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá Victor, tudo bem? Não sei se você se lembra de mim, mas sou aquele carinha que tinha apertado demais uma das borboletas do tripé do telescópio órion astroview 150mm... igual ao seu... então, eu consegui arrumá-lo graças à ajuda do nosso amigo lá do Armazém... enfim, hoje, venho aqui para pedir uma ajuda para você... Não sei de onde você é, mas sou do interior de São Paulo - Atibaia... e acredito que daqui, e posso conseguir ver bastante objetos de céu profundo com esse nosso belo telescópio. O que eu queria que você me ajudasse é sobre o que eu preciso para tirar fotos de um astro, por exemplo, de Júpiter que está aparecendo bastante nessa época... eu já consegui tirar, uma vez, encostando a câmera digita na ocular... depois de deixar o astro bem no meio do campo de visão... não fico muito boa, tanto que, um amigo teve que melhorá-la no photoshop... Enfim... vejo que no nosso telescópio ele vem com uma rosca e dá para tirar aquele negócio onde a gente coloca a ocular... e vendo umas fotos no site do Armazém de um novo tutorial, eu não consegui entender muito bem não... o que eu quero saber, é se você precisou comprar aquele tal de anel T2 para acoplar a câmera no telescópio? Eu não sei se preciso daquilo para acoplar uma câmera DSLR... meu telescópio é igual ao seu... comprei lá no Armazém, também... aguardo sua ajuda, obrigado Victor, e parabéns pelas fotos... detalhe: eu nunca consegui ver tão perto a nebulosa de órion, por exemplo, como você já postou a foto dela aqui... eu sempre vejo ela muito pequena... meio verde ou azul... quer dizer que, se eu colocar a câmera eu conseguirei ver do mesmo tamanho que você tirou a foto? Valeu amigo, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Claro que me lembro...

      Na astrofotografia existem muitos métodos e técnicas diferentes. Cada uma é ideal para determinado tipo de fotografia.

      Primeiro, o que é muito necessário é um motor de eixo simples e um bom alinhamento equatorial e uma câmera.

      No caso da câmera existem varias que servem para astrofotografia, até mesmo com uma simples Webcam é possível conseguir boas fotos.

      No meu caso, eu comecei com uma DSLR, e achei ela uma ótima para começar, pois apesar de ser mais indicada para objetos de céu profundo, como nebulosas e aglomerados, também consegui bons resultados com planetas.

      Você precisará sim do anel T2. Ele deve ser compatível com a marca da sua câmera. Ex.:Cânon, Nikon, Sony, etc.

      O anel T2é enroscado na rosca que você mencionou no post, e o outro lado é acoplado na câmera. Esse é o método afocal.

      Assim você terá o telescópio como lente objetiva para sua câmera.

      Quanto a ver a nebulosa como a foto, vc não conseguirá isso com uma ocular. No máximo verá uma nebulosidade esbranquiçada mesmo. As nebulosas estão muito longe e nosso olho não consegue observar as cores que chegam muito tênues aqui na terra. É aí que entra a DSLR. Esse tipo de câmera nos permite usar ISOs mais altos e fazer grandes exposições. Assim a câmera consegue captar as cores e detalhes que nossos olhos não conseguem enxergar.

      Normalmente faço várias fotos de 10 a 15 segundos de exposição, devido a obstrução do Sul celeste que me priva de um bom alinhamento. O ideal seriam varias fotos de 30segundos ou mesmo 3 fotos com 5 minutos se tiver um alinhamento perfeito. Depois uso o software Deep Sky Stacker para empilhar as fotos e por fim um leve tratamento no Photoshop para evidenciar alguns detalhes e calibrar melhor as cores.

      Parece complicado sem ter feito, mas depois com alguma pratica e um pouco de paciência você irá evoluir e conseguir resultados cada vez melhores.

      Qualquer duvida estamos aí.

      Abs

      Excluir
    2. Valeu Victor... vou começar a treinar, quando arrumar uma câmera DSLR e comprar o Anel T2... Um abraço!

      Excluir
  3. Ola Victor.

    Já está la: http://astronomiapratica.blogspot.com.br/2013/01/cometas-em-2013-c2012-f6-lemmon.html

    Obrigado,
    Ademir

    ResponderExcluir