terça-feira, 30 de outubro de 2012

Essa é a Grande Nebulosa de Orion, também conhecida como M42. Fica localizada na constelação de Orion, bem próxima às Três Marias.


Tenho usado ela para desenvolver meus conhecimentos na Astrofotografia, por ser uma nebulosa de fácil localização e com belas cores e formas.

Talvez esse tenha sido o melhor resultado que consegui por enquanto.

Foto foi tirada com:
- Telescópio Orion Astroview de 150mm.
- Câmera Canon EOS T3i
- Montagem equatorial Eq-3 motorizada.

Processei a foto no DSS e Photoshop.

Foram 15 Frames em ISO 800 com 15 segundos de exposição + 15 frames em ISO 1600 também com 15 segundos, além de 12 darkframes.


13 comentários:

  1. Gostei da foto! Parabéns! Vou comprar este mesmo telescópio que você tem e isso me animou bastante em relação ao equipamento.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thiago.

    Vai comprar no Armazem? Acho que sim né? hehehe foi lá mesmo que comprei, e posso dizer que com certeza é um ótimo equipamento e o pessoal do Armazem também é 10!

    Se tiver dúvidas com relação ao equipamento pode perguntar aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa imagem e gosto do seu setup também! É bem equilibrado para começar. Com prática você deve conseguir até 60s de exposição. Quais as condições do céu em que fotografa? há muita poluição luminosa? Vou acompanhar o seu trabalho!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!

      Obrigado pelo comentário.

      A idéia é pegar dicas e melhorar a cada dia. Chegar nos 60" seria ótimo. Com certeza melhoraria bastante os detalhes da Nebulosa, certo?

      Olha realmente estou no centro da poluição luminosa de Belo Horizonte. Moro num bairro da região sul de BH que é muito populosa e com muitos prédios. Além do mais essa foto foi feita da janela do meu quarto em um apartamento onde tenho um bom campo de visão do leste.

      Estou ansioso em levar o telescópio para um local com pouca poluição para fazer fotos melhores e localizar outros astros para fotografar.

      Aos poucos vou postando algumas fotos que fiz, e gostaria mesmo da sua opinião e critica para melhorar cada vez mais.

      Obrigado mais uma vez pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  4. Victor, já que você se ofereceu para tirar dúvidas hehehe... Eu moro em um local com latitude baixíssima (latitude 3 - Fortaleza/CE). Eu comprei este telescópio com montagem eq 3-2 lá do armazém, e acredito que seja a mesma que a sua. Gostaria de saber se vou conseguir alcançar esta latitude com a montagem ou vou ter que fazer alguma gambiarra. Você tem como fazer este teste para mim??? Folgado nada kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago,

      Sem problemas meu caro.. estamos aqui para isso! Trocar experiências e algumas idéias.

      Olha só... esse talvez seja o grande defeito dessa montagem. Realmente acho que terá dificuldades. Estou em BH e minha declinação é de +ou- 19 ou 20. Com essa declinação os contra-pesos já ameaçam pegar no pé frontal do tripé. Acho que uma solução seria cortar o pino de prender a montagem no tripé e soldar em uma área onde não tenha pé. Entre um pé e outro.

      Mas fazendo isso você resolve o problema com certeza. Mas com certeza terá que fazer essa modificação.

      Tirando isso estou muito satisfeito com o Tele. Vale muito a pena e no Armazem está com bom preço.

      Excluir
  5. Olá amigo, tudo bom? Comprei esse telescópio no armazém também... Porém, estou tendo dificuldade para apontar o telescópio corretamente para a direção Sul Celeste, para que eu possa buscar algum astro ajustando as escalas graduadas em graus e horas. Essa nebulosa de Orion, acredito que eu também tenha encontrado ela... vi uma fumacinha pequena... com a ocular de 25mm... e com a ocular de 10mm ficou um pouco mais próximo... mas não tenho certeza se realmente era a nebulosa de orion... eu tenho uma câmera Sony SteadyShot DSC-W510 Cyber-shot. Como faço para adaptar ela no focalizador do telescópio? E quanto àquele parafuso que vem encima de uma das braçadeiras, para que serve? Vlw. Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo! hehe

      Você conseguirá usar essa câmera apenas para tirar fotos através da ocular. Existem adaptadores para fixar a lente da câmera na ocular. Com esse método você não terá bons resultados para fotografar DSO(Céu profundo), como nebulosas, aglomerados ou mesmo estrelas. Terá bons resultados apenas com a lua e planetas.

      Para fotografar DSO, o ideal é que você compre uma câmera DSLR (câmeras profissionais que você pode retirar totalmente a lente) ou câmeras CCD apropriadas para esse tipo de fotografia.
      No meu caso estou usando uma Canon DSLR, que é acoplada diretamente no focalizador do telescópio, onde colocamos a ocular. Dessa maneira o telescópio vira uma objetiva para a câmera. Pra mim essa é a melhor maneira de se conseguir bons resultados.

      Com a camera fotografando a projeção da ocular, a foto ficará exatamente como você viu na ocular. Uma fumacinha branca. A única maneira de obter fotos coloridas com as cores reais bem aproximadas, seria com essas técnicas que te falei. Muitos objetos de DSO não são visíveis pela ocular, e só podem ser captados com uma câmera, usando uma das técnicas que te falei acima.

      Você precisará também de motorizar sua montagem. Eu comprei o motor para o meu tele no próprio Armazém. Custa pouco mais de R$300,00 se não me engano, o motor com um eixo apenas.

      Aquele parafuso que você citou, que fica em cima do tele, na abraçadeira, é uma rosca padrão de tripé para câmeras. Serve para o caso de você ter uma DSLR, atarraxar a câmera no tele e fazer fotos direto da câmera. Com lentes maiores você consegue fazer ótimas fotos sem precisar acoplar no telescópio.

      Qualquer outra dúvida estou a disposição.

      Excluir
  6. Vlw Vitor... Se eu te contar a surpresa que eu tive ao apertar o parafuso ajustando a altura do tripé... rapaz... acredita que aquele suporte preto estourou? Aquela bucha que tem dentro do suporte para apertarmos o parafuso, simplesmente saiu... porque aquela parte de plástico rachou... e eu não conseguia mais voltar a bucha pra dentro... precisei até de alicate para tirar ela inteira para fora, para dar uma alisada por dentro do buraco para que eu pudesse novamente recolocar a bucha dentro... só que eu passei superbonder e não colou... eu falei com o Leandro, e ele disse para eu passar Araldite que vai colar... esse semana vou comprar e tentar colar essa bucha novamente, porque não estou podendo ajustar mais a altura... [dos outros dois tripés está normal, só de um tripé que estourou...]. Ou seja, achei muito frágil demais esses suportes de ajuste de altura do tripé equatorial 3-2...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz! Complicado hein... mas realmente telescópios são instrumentos muito frágeis e têm que ser manuseados com muito cuidado e carinho. Provavelmente irá funcionar com o Araldite.

      Você havia dito que estava com dificuldades para fazer o alinhamento polar, e realmente no início é meio complicado. Ainda não cheguei no 100%, mas já melhorei muito. Achei um vídeo que ajudou bastante a entender como fazer.
      http://www.youtube.com/watch?v=ppJJ_mtRdfU
      Uma dica interessante, é que caso você tenha um Iphone ou algum celular Android, pode baixar algum App de bussola que mostre o polo norte verdadeiro.

      Qualquer coisa estamos aí... abraço

      Excluir
  7. Bom dia Vitor pra tirar essa foto da nebulosa tem q ter uma câmera profissional ou com qualquer câmera consegue um resultado + ou - parecido?

    ResponderExcluir
  8. Victor,

    É meu... é triste... meu telescópio novinho, e aconteceu isso comigo...

    Enfim... ainda não comprei a cola Araldite...

    Quanto a questão do alinhamento com o Sul Celeste, então... agora estou "quase" dominando...

    O problema é que minha bússola é meio vagabunda... então, tem hora que ao invés de apontar para o sul magnético, ela aponta para quase leste... enfim...

    Uma coisa é certa... eu ajusto a latitude [Atibaia - SP, 23º]. Deixo a bússola apontar para o Sul Magnético... Faço a correção de declínio - mais ou menos 20º de Sul para Leste, utilizando uma folha de sulfite como régua. Depois, aponto o tripé que tem a letra "N" para o SUL CELESTE. Antes de tudo, eu busco um alvo [como uma antena] bem longe, deixo ela no meio da ocular e acerto na buscadora a cruz... deixando a antena no meio dela também. Depois, busco uma estrela brilhante, como a Sirius, por exemplo. Vejo se os graus dão certo. Se der certo, eu ajusto o horário dela e deixo aquela parafusinho solto para, quando girar o eixo, a escala em horas possa girar normalmente. Depois de alinhado com a estrela, eu busco o alvo. Já consegui achar, eu acho, a NGC 1977. Não tenho certeza se era ela ou se era a nebulosa de órion... enfim. Já consegui fazer esse mesmo esquema com Júpiter e depois encontrar as Plêiades [deu uma diferença pequena em graus com relação ao graus dado pelo Stellarium... tipo, no Stellarium dizia, por exemplo, que as Plêiades estavam a 41º, mas na verdade, eu consegui encontrá-las em 45º]... [isso é um exemplo... disse esses graus apenas para exemplo, portanto, não são esses graus]. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Agora, estou em dúvida com uma coisa. No nosso manual, diz que se o telescópio estiver apontado para o norte, a escala será marcada em graus positivos. Se estiver apontado para o Sul, a escala é marcada em graus negativos. Ou seja, quando a gente aponta para o Sul celeste, e no Stellarium diz que o astro tal está em menos 20º, então, quer dizer que nós apenas temos que saber se está mais para o SUL - LESTE, ou SUL OESTE, porque para os dois lados dá para contarmos de zero a 90º... e eles serão negativos, é isso?

    ResponderExcluir